O que é laje treliçada?
As lajes treliçadas foram desenvolvidas inicialmente para o mercado europeu, visando oferecer cobertura de áreas maiores com menos peso. Além disso, devido à sua facilidade de instalação e menor necessidade de mão-de-obra, as lajes treliçadas proporcionam melhor custo x benefício. Compostas por uma armadura de ferro em formato de treliça, estrutura capaz de suportar força de tração e compressão, essas lajes possuem uma perfeita aderência ao concreto, garantindo maior segurança no suporte das construções. A presença de nervuras transversais é mais um diferencial, essa característica contribui para maior equilíbrio das estruturas ao auxiliar no travamento das nervuras principais.
O processo de produção da laje tem início com a moldagem de vigas treliçadas em formas metálicas. Essas vigas receberão em sua base uma camada de concreto de até 3 cm que será fundida com a ferragem de treliça, podendo receber barras complementares de aço para atender ao dimensionamento e sobrecarga específicos de cada tipo de obra. O fácil manuseio é outra vantagem desse material que pode conter elementos de preenchimento variados, sendo os blocos de EPS (isopor) ou cerâmicos (barro) os mais utilizados. A escolha de materiais superiores garante à Lajes Novo Milênio a fabricação das melhores lajes treliçadas de Curitiba e região. Utilizamos o ferro de 6mm fornecido pela Arcelor Mital (Belgo) e Gerdau em nossa treliça, e a preparação da massa para as vigas é de 2,5 X 1 com o cimento ARI Fck Mpa, conforme a norma exigida.
Tipos de laje treliçada
Indicadas para qualquer tipo de obra, as lajes treliçadas são formadas por vigotas de concreto e preenchidas principalmente por dois tipos de materiais: lajotas de cerâmica ou blocos de EPS (isopor). Cada um desses tipos possui características e vantagens específicas, e sua escolha pode interferir em outros aspectos estruturais da obra e em seu acabamento. As instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo, passam pelos elementos de enchimento, e podem necessitar de caixas de passagem caso a estrutura seja construída com lajes de cerâmica, enquanto as lajes treliçadas de isopor (EPS) podem ser recortadas ou aquecidas com ferramentas específicas para abrigar essas instalações.
Laje treliçada com lajota cerâmica
Compostas de vigotas treliçadas, concreto e cerâmica, as lajes treliçadas de cerâmica são produzidas em tamanho padronizado e oferecem secagem rápida e boa resistência. Por possuir um processo de instalação e manutenção simplificados, a montagem da laje treliçada é rápida e reduz escoramentos e necessidade de vigas secundárias. O atendimento especializado da Lajes Novo Milênio e a versatilidade e excelência de nossos produtos reduz o tempo de execução de sua obra em Curitiba, além de torná-la mais econômica.
Vantagens da laje treliçada de cerâmica
- Facilidade de fabricação que proporciona agilidade na compra e instalação;
- Proporciona boa aderência ao revestimento inferior, impedindo a infiltração;
- Possui boa resistência à poluição, umidade e altas temperaturas, reduzindo o desgaste;
- Pode ser utilizada em uma ampla variedade de construções incluindo residências, edifícios comerciais e indústrias;
- Proporciona redução na quantidade de escoramento;
- Possibilita instalações hidráulica e elétrica incorporadas, eliminando a necessidade de forro falso;
- Permite processos de revestimento, como chapisco, emboço e reboco, para melhor qualidade de acabamento.