Adaptável a diferentes tipos de laje, a caixa de luz é um elemento necessário em qualquer obra. Esse material é utilizado para organizar e distribuir fios e cabos no interior das estruturas, facilitando a passagem da instalação elétrica e ligando esses fios às saídas de luz. Além de possibilitar o encontro da fiação com interruptores e tomadas, o uso das caixas de luz evita que os fios fiquem embolados, contribuindo também para a segurança das instalações.
A instalação de uma caixa de luz de concreto é relativamente simples: basta substituir uma lajota de cerâmica ou EPS pela caixa de luz de concreto na estrutura pré-moldada de qualquer um desses tipos de laje. Durante o processo de instalação é importante fixar rigidamente as caixas de luz nos elementos de concreto, visando evitar deslocamentos. Outro cuidado que precisa ser tomado a fim de não prejudicar as instalações diz respeito ao alinhamento e ao nivelamento desse elemento na estrutura. As caixas de luz podem ser fixadas em locais onde será posicionado um ponto de luz ou distribuídas pela estrutura como caixa de passagem para a distribuição de fios.
Vantagens da caixa de luz de concreto
Uma das vantagens das caixas de luz de concreto sobre as caixas de luz fabricadas em PVC é sua resistência à concretagem e peso das futuras luminárias. Outro aspecto importante de sua utilização refere-se à economia durante a execução da obra e em possíveis manutenções. Por permitirem a instalação e a subdivisão dos conduítes que protegem a fiação em partes menores, as caixas de luz tornam os reparos menos trabalhosos e menos onerosos com a possibilidade de troca da instalação apenas parcialmente. Além disso, quando necessário, a caixa de luz pode ser removida e reaproveitada em outras estruturas. A Lajes Novo Milênio conta com caixas de luz em concreto com bocal de plástico e passagem para mangueiras, oferecendo praticidade, segurança e qualidade em cada detalhe da construção.